segunda-feira, 27 de julho de 2015

Navio-Escola Sagres À Disposição Dos Florentinos

O município das Lajes das Flores prepara mais uma iniciativa no âmbito das comemorações dos 500 anos da sua criação. Assim, os florentinos poderão amanhã entrar a bordo do navio-escola Sagres que irá estar no porto do concelho quinhentista.

A cumprir 78 anos de existência, o navio-escola Sagres inicialmente foi baptizado como Albert Leo Schlageter pelo seu criador, a construtora alemã Blohm & Voss. No fim da Segunda Guerra Mundial, este navio foi um dos bens repartidos pelos Aliados quando estes triunfaram em 1945. No início pertenceu à frota americana, porém acabou por ser dado ao Brasil, como forma de compensar as perdas causadas durante os confrontos. Apenas em 1961 a embarcação assenta em mares lusos, sendo comprado com o objectivo de substituir a antiga Sagres.

Em relação ao seu antecessor, ambos partilhavam a mesma pátria de origem, apenas eram separados por 41 anos entre as suas criações. Este navio, inicialmente chamado Rickmer Rickmers, foi confiscado nos Açores pela Alemanha aquando a entrada de Portugal na “Grande Guerra” em 1916. Renomeado como Flores, foi emprestado à marinha inglesa e só em 1924 voltaria ao domínio português. Nesta altura, viria a ganhar o seu último nome, Sagres e os seus ofícios finais: ser um navio-escola para os futuros oficiais e por vezes, representante do país, funcionando como embaixada portuguesa.



Fonte: cmlajesdasflores e sagres.marinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário