O Centro de Investigação em Estudos Regionais e Locais da Universidade da Madeira, associado com o curso de Ciências da Cultura da Faculdade de Artes e Humanidades, promovem uma análise do panorama literário da autora madeirense Ana Teresa Pereira nos “Limiares e universos paralelos: o(s) imaginário(s) de escrita de Ana Teresa Pereira”, evento que se concretiza amanhã, dia 5 de Maio, tendo início marcado às 14h, na sala 22 do edifício do Campus da Penteada. O evento, de entrada livre, prolonga-se até às 18h.
Após apresentada a intervenção pelo docente Paulo Miguel Rodrigues, a professora Ana Isabel Moniz, inicia o estudo com o tema ‘Ecos literários na obra de Ana Teresa Pereira’.
De seguida, será a vez de António Fournier de tomar a palavra com o tema ‘Stimmung ou a aura dos lugares em Ana Teresa Pereira’. Sob o mote ‘Never love a wild thing: para uma crítica iconográfica das capas de Ana Teresa Pereira’, de Gaia Bertoneri irá complementar a análise sobre a escritora regional.
Após uma pausa, Leonor Martins Coelho recomeça o estudo com ‘Os lugares literários na produção juvenil de Ana Teresa Pereira’. Por fim, Rui Guilherme Silva desfecha a iniciativa com ‘A classe de Lizzie e outras histórias: Ana Teresa Pereira no ensino secundário’. No fim das sessões haverá debates para intercâmbio de ideias por parte do público e investigadores.
Oriunda do Funchal, Ana Teresa Pereira estreia-se como escritora em 1989, com "Matar a Imagem", obra que lhe valeria o "Prémio Caminho Policial". Após a publicação do seu primeiro livro, a autora não pousaria mais a caneta, publicando regularmente romances, obras juvenis e policiais. O seu último livro, "A Casa das Sombras e Outras Histórias" encontra-se disponível desde o ano passado.
Fonte: funchalnoticias.net e wook.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário