sábado, 3 de dezembro de 2016

Colóquio Assinala Centenário Dos Ataques Alemães Na Madeira



Assinalando o centenário do primeiro do ataque à Madeira no âmbito da Primeira Guerra Mundial, foi realizado "O II Colóquio Internacional Ínsula - A grande Guerra e os Espaços Insulares" durante os dias 2 e 3 de Dezembro. O colóquio reuniu especialistas e investigadores para realizar palestras no âmbito do conflito na Região. 




Além das palestras realizadas no Colégio dos Jesuítas e no Museu Militar da Madeira, foram expostas fotografias, os painéis formativos intitulados "Grande Guerra (1914-1918) - 100 anos Recordar", capacetes, documentos, livros, máscaras de gás, medalhas e em especial, as bóias "sobreviventes" dos navios afundados no primeiro ataque e a cauda do torpedo alemão que afundou o navio 'LA SURPRISE'. A exposição poderá ser visitada no Colégio dos Jesuítas



Nos dias 3 de Dezembro de 1916 e 12 de Dezembro de 1917, a ilha da Madeira foi alvo de ataques alemães no âmbito da Grande Guerra. No primeiro ataque, o submarino U-38 torpedeu o cargueiro inglês 'Dacia' e os navios de guerra franceses 'LA SURPRISE' e 'Kanguroo', afundando-os e fazendo 40 mortos. 



O segundo ataque infligiu ppoucos danos no porto do Funchal, visto este ter tido as suas defesas reforçadas após o primeiro ataque, porém atingiu a capela do Convento de Santa Clara, na tentativa de atingir a Estação Telegráfica inglesa instalada nas proximidades (Calçada de Santa Clara). Desta acção inimiga foram sepultados 5 corpos.

Fontes: Painéis "Grande Guerra (1914-1918) - 100 anos Recordar" e 4.uma.pt.


Sem comentários:

Enviar um comentário