O centenário do ataque alemão a Ponta Delgada, São Miguel, foi assinalado no passado 4 de Julho sob o tema “Ponta Delgada na I Guerra Mundial - no Centenário de todas as Mudanças”. Além do disparo de 12 salvas de obus e do içar das bandeiras nacionais, foram homenageados os militares caídos em combate durante o conflito. No entanto as comemorações prolongam-se ao longo do corrente mês, sendo única a vítima mortal do ataque homenageada e criadas uma exposição e um seminário enquadrados no evento.
A exposição “Ponta Delgada e a I Guerra Mundial - no Centenário de todas as Mudanças” poderá ser visitada no Museu Militar dos Açores e no centro comercial Solmar Avenida Center até 3 de Setembro. Já o seminário decorrerá entre os dias 13 e 16 de Julho com o tema “A Grande Guerra e os Açores: da estratégia naval à guerra das trincheiras” no Museu Militar dos Açores. A homenagem à única vítima resultante do ataque alemão terá lugar a 26 de Julho.
A 4 de Julho de 1917 um submarino alemão U-155 bombardeou Ponta Delgada levando à morte da jovem Tomásia Pacheco e à destruição de estruturas, bem como ocasionado dezenas de feridos. Contudo o ataque poderia ter sido mais mortífero, senão fosse a intervenção de um navio norte-americano, o carvoeiro “Orion”, estacionado na ilha de São Miguel, que deteve ofensiva alemã.
Fonte: acorianooriental.pt e rtp.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário