Diversas iniciativas serão criadas nas ilhas de São Miguel e Terceira pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato nos primeiros quatro dias do próximo mês. Estas actividades surgem no âmbito das comemorações dos "Dias Europeus do Artesanato", que visam a divulgação e desenvolvimento do artesanato europeu.
A promoção da arte artesanal em São Miguel será realizada logo partir do dia 1 de Abril. Neste dia, as crianças da ilha poderão participar em uma oficina de pintura de bonecos em cerâmica na Oficina Museu de Capelas. No dia seguinte, será a vez de conhecer a diversidade artesanal da maior ilha dos Açores, já que será organizada uma visita às principais entidades artesanais da região: a Oficina Museu de Capelas; a Fábrica de Chá Gorreana e a oficina de tecelagem “O Linho”.
Ainda terá lugar a primeira edição do "Mercado Urbano de Artesanato" em Ponta Delgada e na Praia da Vitória. A compor este evento, estarão nove quiosques que apresentam as variantes actuais e tradicionais de artesanato.
Os artesãos Deolinda Soares, Catarina Castelo, Inês Ribeiro, Odília Mancebo, Teresa Baganha, Randal Gladwin, José Francisco Pereira e ainda, o Centro Cultural da Atalhada e as Publicações Serrote, darão vida ao mercado em Ponta Delgada nos dias 2 e 3 de Abril. Haverá espaço para os visitantes aprenderem em formações de tipografia, desenhos de aresta, estanho e macramé.
Já na Terceira, serão leccionados workshops de tricô, fabrico artesanal de sabão, pintura de azulejos e trabalhos em pele por alguns dos seguinte artesãos que estarão presentes no evento desta ilha: Isabel Rosário, Manuela Sousa, Maria Aurélia Rocha, Samuel Castro, Francisco Rocha, Cookies&Friends e Lúcia Freitas, Bruna Silva e a empresa "Só Sabão", de Viseu.
Para participar, tanto no passeio, como nos workshops, é necessário realizar a inscrição através do seguinte contacto: craa@azores.gov.pt.
Fonte: JornalDiario.
Sem comentários:
Enviar um comentário