quarta-feira, 18 de maio de 2016

Açores Assinala Efemeridades Ligadas Aos Museus


O “Dia Internacional dos Museus”, assinalado no presente 18 de Maio, e a  “Noite Europeia dos Museus”, festejado a 21 de Maio, levam os museus insulares, nomeadamente os dos Açores, a realizar diversas actividades de forma a comemorar as efemeridades, no âmbito do tema “Museus e Paisagens Culturais”

Programa


São Miguel
·         Museu Carlos Machado (10h - 17h30)
“Rota Patrimonial pelas Paisagens do Chá” Visita orientada à exposição “Caminhos do Chá”, às plantações de chá da costa norte de São Miguel e às fábricas desativadas na região. Haverá oportunidade de conhecer o processo de transformação da Camellia sinensis nas fábricas de chá Gorreana e Porto Formoso.

·         Núcleo de Santa Bárbara do Museu Carlos Machado (13h às 14h)
Visita orientada à mostra “Profissões: Memória e Atualidade” por Leonor Couto e Sílvia Fonseca e Sousa. Os visitantes serão incitados a reflectir sobre a importância de variadas profissões no passar das eras.


Faial
·         Museu da Horta
“Baía da Horta – uma Paisagem Cultural” – Roteiro direccionada a alunos regionais. A iniciativa visa conhecer o Porto da Horta, através de uma exposição alusiva ao tema e uma visita guiada à Avenida Marginal.


S. Jorge

·         Museu Francisco de Lacerda (19h30)

Inauguração da exposição “Virgem Peregrina 1948-1993”.


Graciosa

·         Museu da Graciosa (10h)

“Baleia à vista!” – Visita guiada ao Barracão dos Botes Baleeiros, em Santa Cruz da Graciosa, destinada a alunos do 1.º ciclo da ilha.


Terceira

·         Museu de Angra do Heroísmo (21 de maio, 20h)

Visitas dramatizadas à narrativa expositiva “Do Mar e da Terra… Uma história no Atlântico”, em que os participantes ficarão a conhecer a evolução dos Açores, desde a sua descoberta até a actualidade. Os visitantes ainda poderão apreciar o acervo do espaço, nomeadamente, as reservas de militaria, instrumentos musicais, têxteis e pintura.


Fonte: acorianooriental.pt e museu-angra.azores.gov.pt.

Sem comentários:

Enviar um comentário